Allurion

Novidade no tratamento da obesidade: o Balāo de engolir

Obesidade: doença crônica e incurável! Mas tratar à obesidade significa reduzir uma série de comorbidades associadas a esta doença como diabetes, doença coronariana, hipertensão arterial, problemas osteoarticulares, depressão entre outras. Porém obesidade tem controle!!! Importante proporcionar aos pacientes a possibilidade de tratamento de acordo com seu perfil, sua necessidade!

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020), atualmente mais da metade dos adultos apresenta excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior no público feminino (62,6%) do que no masculino (57,5%). Um em cada cinco adolescentes com idades entre 15 e 17 anos estava com excesso de peso (19,4%) e 6,7% estavam com obesidade. 

A grande novidade no Brasil é o Balāo de engolir que já tratou mais de 100.000 pacientes em mais de 50 países em seis continentes até hoje, : uma cápsula que é engolida e preenchida em uma visita ao consultório de 15 minutos sem qualquer cirurgia, endoscopia ou anestesia. E após 16 semanas o dispositivo esvazia sozinho e é eliminado pelo organismo não precisando ser retirado.
O Balão recebeu a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, e foi lançado no país em 2022.
A colocação é clinicamente comprovada em múltiplos estudos para demonstrar segurança e eficácia. Os pacientes perdem em média 15% de seu peso corporal total em aproximadamente 16 semanas, e até 95% da perda média de peso pode ser sustentada com um ano de acompanhamento.
 Junto com o balão, os pacientes recebem apoio nutricional, físico e mental.  Eles têm acesso à uma plataforma virtual, relógio smart que conecta a uma balança para monitoramento remoto da equipe médica e multidisciplinar. Juntos, estes elementos do programa levam a mais perda de peso do que uma dieta ou exercício físico sozinho e mudanças no estilo de vida que permanecem com os pacientes muito tempo depois que seu balão se foi.
Importante que chegue à informação as pessoas para que possam detectar se estão obesas ou não. Através de um simples cálculo já podemos ter uma noção e direcionamento aos especialista para determinar o melhor tratamento. Esse cálculo é denominado índice de massa corpórea IMC. Cálculo matemático aonde se divide o peso pela atura ao quadrado. IMC= PESO DIVIDIDO ALTURA xALTURA.

A partir disso e , claro, toda uma avaliação médica e multidisciplinar, será definido seu tratamento medicamentoso ou tratamento com Balāo intragástrico ou com sutura endoscópica para o sobrepeso e obesidade leve e nos casos de obesidade graus I e II é considerado o tratamento cirúrgico. Porém os métodos menos invasivos também se aplicam a estes pacientes em determinadas condições médicas.

Deixe um comentário